Porque já não são os livros tão importantes? Porque se há-de relativizar a importância dos trabalhos de casa? Porque havemos de educar por empatia? Porque é que a educação deve estar acima de qualquer Governo?
A nova educação é um testemunho sincero e valioso de um professor de hoje.
CésarBona é considerado um dos 50 melhores professores do mundo segundo o Global Teacher Prize, o Nobel dos professores.
«Cada criança é um universo. Todas as crianças são extraordinárias e únicas e não basta encher-lhes a cabeça com dados. Temos de lhes fornecer ferramentas e conhecimento, facilitar-lhes a tarefa com empatia, sensibilidade e resistência, para que elas possam sair fortalecidas de situações adversas. As crianças devem saber que, se se propuserem a algo e lutarem por isso, podem consegui-lo e que depende delas tornar o mundo um lugar melhor.»
César Bona, um dos cinquenta melhores professores do mundo, de acordo com o Global Teacher Prize, considerado o Prémio Nobel dos professores, deixa claro neste livro que ser professor não é acomodar os alunos ao currículo: todo o educador deve adaptar-se ao motor imparável e entusiasmado de uma criança. Há que motivar, estimular a criatividade e incitar a curiosidade; porque as crianças não são apenas os adultos de amanhã: são os habitantes do presente.
Sobre A nova educação:
«César Bona está a abrir novos horizontes às crianças. Está a formar os líderes do futuro, incitando-os a tomarem, eles próprios, as rédeas para empreenderem acções e mudarem atitudes - e práticas - nas sociedades.»
Jane Goodall
«César Bona ensina os seus alunos a desfrutar da natureza e dos animais, a fazer filmes, a brincar, a imaginar e a pensar nos outros. Também lhes ensina Inglês, História e Matemática, mas o mais importante para ele é que sejam boas pessoas.»
Nativel Preciado, Tiempo