Da autora de Limpa, uma viagem iniciática e catártica, em que as sombras de morte da ditadura chilena se interligam com o percurso e os sonhos de três jovens adultos.
Finalista do Booker International Prize
Livro vencedor do Premio Mejor Novela Inédita del Ministerio de las Culturas de Chile
Filhos de ex-militantes da resistência chilena, Iquela e Felipe são amigos inseparáveis, perseguidos pelas sombras de morte e terror do regime de Pinochet. O curso dos dias altera-se quando um manto de cinzas vulcânicas cobre a cidade, e Paloma, que Iquela conhecera anos antes, regressa do exílio para repatriar o corpo de sua mãe, entretanto desviado para o país vizinho.
É dado o mote para que estes três jovens adultos se aventurem numa roadtrip até à Argentina, uma viagem repleta de percalços, epifanias e expiações, com a missão de cumprir a última vontade da mãe de Paloma.
Livro de estreia de Alia Trabucco Zerán, um dos nomes mais destacados da atual literatura sul-americana, A Subtração é um romance de uma força rara que revisita a herança traumática de um país e o modo como as gerações seguintes procuram reconciliar-se com ela.
Os elogios da crítica:
«Uma evocação lírica da geração perdida do Chile, que tenta cada vez mais desesperadamente fugir à sombra política dos seus pais.»
Júri do Man Booker International Prize
«As vozes de A Subtração contam-se entre as mais poderosas da ficção sul-americana.»
Granta