Amy e Isabelle

Autor
Strout, Elizabeth
Editorial
Penguin Random House Grupo Editorial Portugal
ISBN
9789897879609
Idioma
Portugués
Publicado
2024
Formato
application/epub+zip
Marca de agua digital
13,99€

Prémio Los Angeles Times Art Seidenbaum


Prémio Chicago Tribune Heartland

«Durante anos, fora esse o seu segredo: queria ter uma mãe diferente. Queria uma mãe bonita, que cumprimentasse as pessoas de modo caloroso. Queria uma mãe que se assemelhasse às mães nos anúncios de televisão. […] Não queria aquela mãe ali encurralada no bosque, naquela casa pequena.»

Antes de Olive Kitteridge e de Lucy Barton, houve Isabelle - uma mãe distante - e houve Amy - uma filha insegura.

Neste romance, Elizabeth Strout mergulha nos desafiantes laços e nós que compõem a relação complexa e melindrosa entre mães e filhas.

Isabelle Goodrow vive na pequena cidade de Shirley Falls com Amy, a filha adolescente. Destaca-se das outras mulheres da comunidade pela maneira de agir e vestir, dando grande importância às aparências e à aprovação social. Contudo, atrás da fachada de decoro, a sua vida amorosa guarda um segredo inconfessável.

Amy, por seu lado, é uma rapariga tímida, com poucos amigos, encerrada numa casa claustrofóbica. Tem com a mãe uma relação tensa, minada pelas coisas não ditas e pelas incompreensões mútuas. Com a adolescência - e a chegada de um novo professor - vem o despertar para os prazeres da paixão e o mergulho numa relação proibida. Depois de um instante fatídico, nada será como antes, e o mundo de Amy e de Isabelle entram em rota de colisão.

Da autoria de uma das mais fulgurantes romancistas da atualidade, já distinguida com o Prémio Pulitzer, Amy e Isabelle é uma reflexão cristalina sobre família, desejo e traição, sobre a morte da ilusão e o medo de amar.

Os elogios da crítica:


«As mulheres de Elizabeth Strout são sempre marcantes. Donas de uma certa independência, vestidas de uma leve ironia, sensíveis mas sem grandes lamechices, são personagens que ficam com quem as lê muito depois de fechados os livros. Foi assim com Olive Kitteridge, a protagonista do livro vencedor do Pulitzer, foi assim com Lucy Barton, a figura central de uma saga que já conta com quatro livros [...], e é assim com Amy e Isabelle.»
Mariana Correia de Barros, Visão



«Um romance de integridade e humor cintilantes, sobre a bravura e as escolhas difíceis que é preciso fazer naquilo a que se chama a vida comum.»
Alice Munro

«Um daqueles livros raros e revigorantes, que partem de um mundo aparentemente familiar e o dissecamcom implacável intimidade, revelando afinal um lugar estranho e inquietante.»
The New York Times Book Review

«As intuições de Strout sobre a complexa psicologia que se estabelece entre mãe e filha dão origem a uma comovente fábula sobre o amadurecimento de ambas.»
Time