O corpo de Viktor Strandgård, o pregador mais famoso da Suécia, jaz brutalmente mutilado numa remota igreja em Kiruna, uma cidade do Norte submersa na eterna noite polar. Os olhos foram arrancados e as mãos cortadas, no que parece ser um ritual assustador. Sanna, a irmã da vítima que encontrou o cadáver, é a principal suspeita. Desesperada, pede ajuda à sua amiga de adolescência, a advogada Rebecka Martinsson, que vive em Estocolmo e que regressa à sua cidade natal disposta a descobrir quem é o culpado.
No decurso da investigação conta apenas com a cumplicidade de Anna-Maria Mella, uma inteligente e peculiar polícia que se encontra grávida. Em Kiruna, entre a dança mágica das auroras boleares, muita gente tem algo a ocultar, nomeadamente Rebecka que é apanhada pelo seu passado neste seu regresso a casa. A neve não tardará a tingir-se de sangue.
Com mais de um milhão de exemplares vendidos na Suécia e publicada em várias línguas, Åsa Larsson é um dos nomes mais premiados do romance policial escandinavo.