Benjamim

Autor
Buarque, Chico
Editorial
Penguin Random House Grupo Editorial Portugal
ISBN
9789896653736
Idioma
Portugués
Publicado
2017
Formato
application/epub+zip
Marca de agua digital
3,99€

PRÉMIO CAMÕES 2019

Um romance fortíssimo e tumultuoso, justamente elogiado pela crítica como um dos mais originais textos da literatura brasileira contemporânea.

A morte de uma mulher está no centro da vida de Benjamim Zambraia, um homem tragicamente só e obcecado por um passado opressivo. Ex-modelo fotográfico, desde a adolescência que vê na câmara uma extensão de si mesmo e é através dela que observa o mundo exterior. Tudo no seu passado está ligado ao seu presente. Ainda mais quando Benjamim conhece Ariela Masé e ela reaviva as memórias de Beatriz e da sua morte. Abrir a porta às memórias de Beatriz conduzirá Benjamim a uma espiral de enigmas e emoções que, na verdade, nunca o haviam abandonado.

Sobre Benjamim:
«O livro é magnificamente bem escrito. O escritor chega à excelência em sua capacidade de captar os detalhes expressivos, de encontrar a imagem exata, e confirma seu domínio absoluto do ritmo. [...] Em momentos assim, o escritor Chico Buarque encontra o compositor Chico Buarque pela via do lirismo, e o resultado não é só alta literatura mas também uma poesia dolorosa, uma quase-música que embala e comove.»
José Geraldo Couto, Folha de S. Paulo

«É uma história de culpas, amarga, densa, quase sufocante. (...) A palavra é personagem fundamental do romance. Benjamim, o substantivo comum, é o filho predileto. Benjamim Zambraia, o protagonista, não é nem terá sido predileto de ninguém. Está diante do pelotão de fuzilamento na primeira frase do livro. Quando ouve os tiros, sua existência - o tempo é outro personagem - projeta-se, como ele já esperava, 'do início ao fim, tal qual um filme'.»
Jornal da Tarde