Varsóvia, 1940. No meio de um emaranhado de prédios sujos e infestados, os nazis decidem criar um gueto para onde os judeus são enviados antes da derradeira descida aos infernos. Ao frio, com fome e à mercê de todo o tipo de doenças, muitos não sobrevivem.
Irena Sendler, uma assistente social polaca de 29 anos, decide ajudar uma menina abandonada por pais desesperados a esconder-se, sob um nome falso, junto de uma família não judia.
Aquilo que começa com um gesto isolado de bondade e coragem, transforma-se rapidamente numa operação de salvamento em grande escala. Irena tira cada vez mais crianças do gueto usando identidades arianas falsas.
Além de lhes entregar comida, roupa e medicamentos, Irena Sendler encontrou também famílias não judias para as esconder e acolher. Sem a sua corajosa intervenção, estas crianças teriam sido trucidadas pela máquina de extermínio em massa montada pelo governo alemão.
Sem nunca pensar em desistir, apesar do perigo constante, Irena não teme apenas pela própria vida. Adam, o amor da sua vida, também é judeu.
PROPOSTA PARA O PRÉMIO NOBEL DA PAZ, IRENA SENDLER SALVOU A VIDA DE MAIS DE 2500 CRIANÇAS NO GUETO DE VARSÓVIA.