A história que mudou para sempre o terror na literatura e marcou a cultura popular, numa nova tradução de Paulo de Castro Osório e introdução de Alberto Manguel.
Plano Nacional de Leitura
Literatura - 15-18 anos - maiores de 18 anos
«Se sou o chefe dos pecadores, também sou o chefe dos sofredores.»
Em O ladrão de cadáveres, dois jovens estudantes de Medicina, a mando do seu professor de Anatomia, roubam cadáveres para fins macabros.
No conto seguinte, Markheim, um homem envolve-se numa altercação com um lojista e ataca-o violenta e desproporcionadamente; quando regressa a si, percebe-se observado.
O estranho caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde conta-nos a história de um reputado médico, Dr. Jekyll, que inventa uma fórmula química capaz de isolar a maldade da sua personalidade.
Esta descoberta permite-lhe alimentar um impulso antigo e vaguear pela noite, livre de quaisquer constrangimentos morais, espalhando o terror na cidade. Robert Louis Stevenson, mestre do horror e da literatura gótica, explora o inconsciente e o primitivo, indissociáveis da condição humana, e expõe, sem peias, as ansiedades da sociedade vitoriana do final do século XIX.