Romance de estreia de Péter Nádas, um dos mais importantes escritores da actualidade, pela primeira vez publicado em Portugal.
Budapeste, anos 1950. Uma vila situada na colina da cidade e o seu jardim de inverno constituem o pequeno reino protegido onde Gyuri, filho de altos funcionários do partido, passa dias indolentes na companhia dos avós. À tarde, depois da escola, deambula, lê, espreita os vizinhos, ou simplesmente não faz nada, limita-se a ficar à espera, a ver o que acontece, aguardando pela noite e pela chegada dos seus pais. A entrada ao serviço de uma jovem doméstica vinda do campo irá, porém, perturbar o falso equilíbrio e a tranquilidade do lar, trazendo à superfície crueldades e pulsões ocultas que irão marcar o fim da inocência de Gyuri e da sua família.
Publicado originalmente em 1967, A Bíblia é o curto romance de estreia de Péter Nádas, considerado um dos maiores nomes da literatura mundial, traduzido pela primeira vez no nosso país.
Os elogios da crítica:
«Péter Nádas é o grande agrimensor das paisagens interiores europeias do século xx.»
Die Zeit
«Mais nenhum outro escritor europeu de hoje lidou de modo tão eloquente com as obrigações e os enigmas morais da memória, privada e colectiva.»
The New York Times