Sabias que Kant bebia tanto vinho tinto até altas horas da noite …. Que era comum não encontrar o caminho para casa?
«A filosofia é uma coisa sisuda e reservada a poucos. Certo? Errado. Qualquer pessoa com sentido de humor e vontade de se informar sobre essa estranha forma de vida que é a dos filósofos tem neste livro de David Erlich um excelente ponto de partida, a um tempo humorístico e informativo. Recomendado a quem quer fugir da habitual frivoleira dos meios de comunicação atuais, mas também não está ainda com pachorra para ler a Crítica da Razão Pura de fio a pavio.»
Desidério Murcho - Universidade Federal de Ouro Preto
Tales de Mileto de tanto olhar para os astros tropeçou e caiu num poço. Epicuro foi o primeiro alvo de fake news de que há memória. Agostinho de Hipona sofreu toda a vida por causa de umas peras que tirou de um pomar. Montaigne escolheu passar a reforma enclausurado numa torre a dissertar sobre o valor da amizade… e o funcionamento do seu trato digestivo. Francis Bacon morreu graças a uma galinha congelada. Rosseau pensou suicidar-se atirando-se para um tanque, mas não o fez porque… a água estava fria. Kant viveu anos loucos a jogar bilhar até altas horas e a beber tanto vinho tinto que era comum não encontrar o caminho para a casa.
Estes são alguns dos 50 episódios mais improváveis da história da Filosofia. Atravessando o tempo, da Filosofia Antiga, à Medieval, passando pela Filosofia Moderna até chegar à Contemporânea, o filósofo e professor David Erlich traça uma história da filosofia original. Partindo destes episódios curiosos, o autor apresenta o pensamento e o contributo dos mais importantes filósofos de todos os tempos. Mostrando, assim, os temas, as teorias e as ideias filosóficas que todos precisam de conhecer para compreender o mundo em que vivemos e a forma como pensamos.