A redescoberta de uma autora de culto e de um romance perturbador e fundamental da literatura austríaca do século xx.
Prémio Robert Walser | Prémio Franz Kafka
Depois de anos a esforçar-se por se resignar à felicidade da maternidade e da vida doméstica, a tímida e distante Berta Faust, sempre com a cabeça algures a cismar e a duvidar, encontra-se internada na enfermaria número 66. Protegida do mundo exterior e dos outros, sobretudo da sua amiga Wilhelmine e do ex-marido Wilhelm, e da força de gravidade das circunstâncias, «da vida concreta, tal como ela é», Berta terá ainda de cumprir um último sacrifício para encontrar a paz e a absolvição do acto insano e desesperado que marcou o seu exílio definitivo da realidade.
Distinguida,ainda em manuscrito, com o prestigiado Prémio Robert Walser, A Gravidade das Circunstâncias é a fulgurante obra de estreia de Marianne Fritz, autora de culto, que marcou assim de forma indelével a literatura austríaca do século xx. Um romance inesquecível em que a tragédia se cruza com a sátira, a estranheza com o génio, para contar a história de uma mulher incapaz de lidar com a realidade e os seus horrores, lançando, ao mesmo tempo, uma sombra nos anos do pós-guerra e da Reconstrução da sociedade europeia.
Os elogios da crítica:
«Uma história de terror que entra, silenciosa e paulatinamente, no coração da escuridão doméstica.»
The New York Times
«Fritzganhou o Prémio Franz Kafka em 2001 e a sua obra, tal como a dele, é de uma profundidade perturbadora.»
The Chicago Tribune
«Fritz surgiu, ao que parece, do nada para surpreender o mundo literário com a sua crónica de horror doméstico impiedosa, simples e bem elaborada, que demonstrava um equilíbrio aparentemente sem esforço entre humor e filosofia.»
Times Literary Supplement
«A Gravidade das Circunstâncias é uma obra-prima de narrativa bem trabalhada, uma pequenajóia que mostra tudo o que pode (e deve) fazer, sem parecer que está a tentar.»
Los Angeles Review of Books
«Um livro angustiante sobre os horrores da maternidade, dos ciúmes e dos traumas de guerra.»
Kirkus Reviews
«Um monumento à literatura austríaca.»
Télérama