Uma rapariga de ar plácido. O cabelo a esvoaçar livremente na água. Um pequeno medalhão vermelho a flutuar perto do rosto. Os olhos fechados. Os lábios vermelhos, levemente separados, como se deixassem escapar um último suspiro.
NÃO ACREDITES NO QUE VÊS. NÃO CONFIES EM NINGUÉM.
Uma menina desapareceu do seu quarto há muitos anos. Uma das poucas pistas que a polícia tinha era que usava um medalhão vermelho ao pescoço na noite em que desapareceu.
Agora, uma jovem foi encontrada morta a boiar nas águas de um rio. E está a usar o mesmo medalhão. Será a menina desaparecida? Quem é a Rapariga na Água?
Kay Sharp é chamada para uma ocorrência perto das cascatas do rio Blackwater. A vítima é uma rapariga de dezassete anos que foi encontrada a flutuar nas águas do rio. A única pista que a polícia tem é o medalhão vermelho que traz ao pescoço. Ao investigar, Kay depara com o caso de Rose Harrelson, uma menina que desapareceu do seu quarto há catorze anos e que usava um medalhão vermelho.
Esse mistério não resolvido ainda hoje assombra a memória das pessoas da cidade. Mas a rapariga que encontraram a boiar no rio está morta há apenas algumas horas. Caso se trate de Rose, onde é que esteve escondida, afinal, durante este tempo todo? E se não é ela, por que motivo está esta jovem a usar o mesmo medalhão?
Kay sabe que tem de resolver o caso do desaparecimento de Rose para conseguir desvendar o crime da rapariga na água. Só que quanto mais investiga, mais depara com uma teia de mentiras e enganos no seio da família de Rose e da sua comunidade.