Felix é um herói que nos comove pela sua esperança e bondade.
Uma história emocionante que não deixará ninguém indiferente.
Plano Nacional de Leitura
Literatura - 12-14 anos
Felix, um órfão judeu, polaco, que sobreviveu aos horrores da Segunda Guerra Mundial, tem 80 anos.
A vida na Austrália, como refugiado de guerra, permitiu-lhe constituir família e estudar medicina, mas as lembranças do passado continuam presentes e são dolorosas. Felix acolhe temporariamente a neta Zelda, de 12 anos, porque os pais estão numa missão de ajuda humanitária. Esta é uma boa oportunidade para ela conhecer melhor o avô, que continua a receber homenagens pelos atos heroicos que praticou.
Até que os acontecimentos se precipitam e também ela terá de estar à altura. Quase tão mau como um cenário de guerra, é um cenário de incêndio de grandes proporções, incontrolável, sobretudo quando as temperaturas são muito elevadas.
O mundo mudou, o clima está a mudar, mas há coisas que não mudam. Há que saber lidar com os desafios que surgem: violência, exclusão, injustiça, desastres naturais, perigo de vida e… arrependimento. Não somos os mesmos depois de vivermos situações tão difíceis.
Os elogios da crítica:
“Morris Gleitzman tem um dom raro para escrever histórias muito pertidas. E um dom mais raro ainda para colocar lá dentro assuntos muito sérios.» — The Guardian