Este livro apresenta a fascinante autobiografia do lendário Nikola Tesla, considerado um dos inventores e cientistas mais importantes da história. Famoso pelas suas contribuições pioneiras para a era da eletrónica, pelo seu conflito ao longo da vida com Thomas Edison e pelo seu comportamento errático, Nikola Tesla foi um visionário e uma das mais brilhantes personalidades de sempre.
Ao longo destas páginas emerge um ser humano peculiar, um cérebro altamente imaginativo e dono de um processo criativo invulgar. Tesla concebeu o sistema de corrente alternada, que possibilitou a transmissão de energia elétrica, e lançou as bases do desenvolvimento da tecnologia moderna — as comunicações sem fios, a robótica, o controlo remoto, o radar, a ciência computacional, a balística, etc.
Desde os seus primeiros anos aos seus primeiros esforços como inventor, passando pelos seus projetos posteriores — a descoberta da bobina, do transformador tesla e a arte da teleautomação —, este é um olhar raro do maior génio da era industrial, que fascinará historiadores, cientistas, inventores e fãs curiosos.
Nota do autor
«Se quiser descobrir os segredos do universo, pense em termos de energia, frequência e vibração.»
«Desde a infância, fui obrigado a concentrar a atenção sobre mim mesmo, o que me causou muito sofrimento. Contudo, na minha perspetiva atual, considero que se tratou de uma bênção disfarçada, pois ensinou-me a apreciar o valor inestimável da introspeção na preservação da vida e como meio para alcançar a realização.»
«A observação deficiente é meramente uma forma de ignorância e é responsável pelas muitas noções mórbidas e ideias tolas prevalecentes.»
«Somos autómatos inteiramente controlados pelas forças do meio, agitados como rolhas na superfície da água, mas confundimos o resultado dos impulsos exteriores com o livre-arbítrio.»
[Sobre o desfecho da Primeira Guerra Mundial] «É particularmente lamentável que uma política punitiva tenha sido adotada na definição dos termos de paz, já que daqui a alguns anos será possível as nações lutarem sem exércitos, navios ou armas, através de equipamentos muito mais terríveis e com uma ação destrutiva e um alcance praticamente sem limites.»
Nikola Tesla