Cama de gato

Autor
Vonnegut, Kurt
Editorial
Penguin Random House Grupo Editorial Portugal
ISBN
9789895831685
Idioma
Portugués
Publicado
2024
Formato
application/epub+zip
Marca de agua digital
13,99€

Clássico da contracultura e sátira da Guerra Fria: uma história apocalíptica sobre o destino do planeta, povoada pelas mais improváveis figuras.

«Fosse eu um homem mais novo, e escreveria a história da estupidez humana; e subiria ao topo do monte Mc-Cabe e deitar-me-ia de costas, com a minha história como almofada; […] e faria uma estátua de mim mesmo, deitado de costas, com um esgar medonho, a fazer um manguito a Sabes-Bem-Quem.»

Jonas, jornalista, quer saber mais sobre a catástrofe de Hiroxima. A pesquisa leva-o à ilha de San Lorenzo e ao enigmático Felix Hoenikker, um dos criadores da bomba atómica, agora ocupado com a sua mais recente invenção: o gelo-nove, substância capaz de extinguir a vida na Terra. Embrenhando-se nas intrigas políticas daquela estranha nação, Jonas conhece Papa Monzano, o governante ditatorial da ilha, e adota o bokononismo, uma religião ilegal fundada pelo misterioso Bokonon, que, com as suas «inverdades inofensivas» e parábolas absurdas, oferece consolo aos ilhéus. Até que uma cadeia de desastres acaba por deixar em San Lorenzo apenas um punhado de sobreviventes, e Jonas encontra, por fim, Bokonon, que lhe faz uma importante revelação.

A proverbial irreverência de Kurt Vonnegut, combinada com humor ácido e histórias mirabolantes, alcança neste romance a sua pujança máxima: Cama de gato é uma paródia à loucura do Homem moderno e uma narrativadelirante sobre o fim do mundo, sombriamente fatalista e hilariantemente cómica. À semelhança de Matadouro cinco ou Pequeno-almoço de campeões, Cama de gato apresenta ecos perturbadores do presente, renovando em sucessivas gerações deleitores o estatuto de autor de culto de Vonnegut.

«O tempo certo para ler este escritor é justamente quando começamos a suspeitar de que o mundo não é o que parece. Vonnegut, além de nos divertir, dinamita tudo.»
The New York Times

Os elogios da crítica:
«O mais divertido dos intelectuais.»
Salman Rushdie

«O grande escritor americano do século, urgente e apaixonado, que nos oferece um modelo do pensamento humanista que ainda pode salvar-nos de nós próprios.»
George Saunders

«Um escritor único.»
Doris Lessing

«Os livros de Vonnegut são cómicos, virulentos, bondosos, austeros, imaginativos - e tão relevantes hoje como há setenta anos, quando foi publicado o seu primeiro romance.»
The Guardian

«Cama de gato é um veículo em roda livre […] e uma viagem inesquecível.»
The New York Times

«Vonnegut é um sátiro social inimitável e que não imita ninguém.»
Harper's Magazine

«O grande escritor de humor ácido da América. […] Rimo-nos como estratégia de autodefesa.»
Atlantic Monthly