Repleto de mistério, música, tristeza e aventuras, Cinquenta Palavras para Chuva lê-se de um fôlego, mas permanece connosco durante muito tempo.
Qualquer pessoa que já tenha perdido um amigo – ou, num tom mais feliz, que tenha encontrado uma família – irá adorar esta bonita história.
A tradição ditou o seu passado.
Apenas as suas escolhas poderão determinar o seu futuro.
Japão, 1948. Aos 8 anos, Nori Kamiza é abandonada pela mãe, que a deixa apenas com um conselho: não questiones, não lutes, não resistas. Fruto da relação proibida entre uma aristocrata japonesa e um soldado afroamericano, Nori sempre se sentiu excluída, mas nada poderia prepará-la para a atitude dos avós, que aceitam recebê-la com o único intuito de a manterem escondida. Sozinha e assustada, Nori resigna-se a uma vida de confinamento no sótão da propriedade com a mesma resiliência com que se submete aos banhos químicos que têm como objetivo aclarar-lhe a pele.
A sua vida começa a mudar no dia da chegada de Akira, o irmão mais velho que ela não conhecia e que será o legítimo herdeiro do nome e dos negócios da família. É a primeira vez que alguém se aproxima de Nori, ouvindo as suas dúvidas e respondendo às suas inquietações, o que a leva a questionar as regras que têm regido a sua vida. Entre os dois forma-se uma ligação improvável e poderosa que acaba por destabilizar os planos dos avós e mudar para sempre a vida de toda a família. Depois de ter um vislumbre do mundo e das possibilidades que espreitam para lá dos muros da propriedade, Nori está disposta a lutar para fazer parte dele — uma batalha que poderá custar-lhe tudo, até a própria vida.
Os elogios da crítica:
«Repleto de mistério, música, tristeza e aventuras, Cinquenta Palavras para Chuva lê-se de um fôlego, mas permanece connosco durante muito tempo. Qualquer pessoa que já tenha perdido um amigo – ou, num tom mais feliz, que tenha encontrado uma família – irá adorar esta bonita história.»— Malala Yousafzai
«Uma estreia verdadeiramente ambiciosa e notável.» — Booklist