Um romance mordaz e desconcertante, escrito por uma autora que combina um intelecto extraordinário com uma sensibilidade anárquica.
Prémio Nobel de Literatura
Vencedora do Prémio Internacional Booker
Numa remota aldeia polaca, a excêntrica Janina Duszejko, professora reformada, divide os seus dias a traduzir a poesia de William Blake e a observar os sinais da astrologia, fazendo por manter-se afastada das pessoas e próxima dos animais, cuja companhia prefere; mas a pacatez dos seus dias vê-se interrompida quando começam a aparecer mortos vários membros do clube de caça local. Certa de encontrar respostas, Janina decide lançar-se na investigação do caso, chegando a uma estranha teoria que espalhará o terror pela comunidade.
Sob a máscara de policial noir ou fábula macabra, Conduz o Teu Arado Sobre os Ossos dos Mortos é um romance mordaz e desconcertante que questiona a nossa posição acerca dos direitos dos animais e responsabilidade sobre a natureza, bem como todas as ideias preconcebidas sobre a loucura, a justiça e a tradição.
Tradução do polaco por Teresa Fernandes Swiatkiewicz
Os elogios da crítica:
«Um thriller heterodoxo, sob o signo de Blake, numa Polónia remota e rural.»
José Mário Silva, Expresso [4 estrelas]
«Um “romance rural” que põe a máscara de policial noir ao mesmo tempo que se revela como uma narrativa política sobre a natureza — uma fábula desconcertante.»
José Riço Direitinho, Público [4 estrelas]
«Uma surpreendente junção de thriller, comédia e tratado político, escrito por uma autora que combina um intelecto extraordinário com uma sensibilidade anárquica.»
The Guardian
«Podia ser uma versão do filme Fargo, reescrita por Thomas Mann.»
The Telegraph
«Uma entre os poucos assinaláveis romancistas europeus a surgirem neste século.»
The Economist