«O Padre Anselmo Borges assume-se num terreno de missão - e de missionação - que não é tanto o da periferia social como o da periferia espiritual. Sobretudo, na área de desafio que é por excelência a periferia intelectual das elites. em suma, Padre entre doutores...
Ao longo das páginas deste livro, que reúne entrevistas que cobrem o período cronológico entre 2007 e 2019, vemos como o percurso existencial, a religião, os valores, a morte, o sagrado e Deus constituem os temas de eleição. Nenhuma apresentação está feita num registo normativo apriorístico, porque a dilucidação de cada assunto percorre um caminho em que a dúvida começa por ser o ponto de partida - até para o próprio autor - e a resposta um ponto de chegada susceptível de aprofundamento futuro.»
Jaime Gama in Prefácio
«Em Conversas com Anselmo Borges fica-se a saber o que pensa o padre sem cabeção, dirigindo-se aos interlocutores neste livro, com espontaneidade, sobre as perguntas existenciais inerentes a todo o ser humano: Quem sou? Para quem vivo? Porque vivo? O que será da minha vida depois da morte? Deus abandonou-nos? Quem é Deus? Concebendo-se todo-poderoso porque existe o Demónio? Será que existe? Será que existe o Inferno? O que seria uma condenação eterna? E o que seria a desresponsabilização total da conduta individual perante os outros? Não será a vida sem respeito pelo outro o verdadeiro Inferno? E Jesus? Não fica Jesus no meio das perguntas fundamentais como o rosto irradiante da resposta?»
Lídia Jorge in Posfácio