Prémio Nobel de Literatura
Gente Independente, romance de Halldór Laxness, Prémio Nobel de Literatura, tem lugar na Islândia, no início do século xx, numa sociedade de servidão e num país com uma natureza inclemente.
É a saga de Bjartur, um homem obstinado, inquebrável e inesquecível.
Bjartur vive no limiar da auto-suficiência contando apenas com a sua obstinação e força interior, rejeitando qualquer caridade em nome da independência, valor levado ao extremo das suas consequências. Vive num vale com reputação de assombrado, só confia no seu rebanho, no seu cão e no seu cavalo. Se alguém toca o seu coração é Ásta, a sua filha, mas tudo muda quando ela o desilude e magoa os seus enraizados princípios de honra.
A determinação de Bjartur e a luta pela independência são genuinamente heróicas. A sua história é épica e ao mesmo tempo trágica e bela, um romance que continua a comover gerações de leitores.
Os elogios da crítica:
«O livro do século.»
The Independent
«Gente Independente é um livro que apetecerá reler sempre e que entrará no Top 10 dos "Livros da minha Vida" de muitos leitores.»
Ípsilon
«[Bjartur] é uma das personagens mais inesquecíveis e fascinantes da história da literatura europeia: heróico, brutal, poético, teimoso, cínico e infantil.»
José Riço Direitinho, LER