Sabia que cerca de 40 a 50% dos comportamentos do ser humano são hábitos? Já pensou que hábitos estará a implementar na educação do seu filho neste momento? E que hábitos gostaria que ele aprendesse hoje, para levar para a sua vida futura?
A psicóloga Cristina Valente, autora best-seller de livros de parentalidade, traz-nos um manual urgente, enriquecedor e transformador, recheado de casos, exercícios e estratégias práticas. Queremos crianças mais empáticas, resilientes, corajosas, autónomas e responsáveis. Mas, para isso, é fundamental identificar e eliminar maus hábitos e criar diariamente hábitos simples, eficazes, que farão toda a diferença, na vossa vida familiar e na vida do vosso filho.
O superprotecionismo impede o seu filho de desenvolver a autonomia e a responsabilidade: incentive-o a ir sozinho para a escola, seja a pé, de bicicleta ou de transportes públicos. Promova que o seu adolescente decida duas vezes por semana a ementa para o jantar. Ao passar-lhe essa responsabilidade vai descobrir que o ajudou a criar uma relação saudável com a alimentação e a desenvolver um verdadeiro espírito de equipa.
Desafie-o para que dê explicações a um colega com mais dificuldade ou a oferecer brinquedos ou jogos que não foram ainda usados a crianças da comunidade. Com estes simples gestos estará a ajudá-lo a promover a empatia.