A ALMA É A CHAVE DO UNIVERSO. Todas as grandes religiões têm uma história exterior e uma história interior. Por «história exterior» entende-se os dogmas e os mitos ensinados publicamente nos templos e nos livros. A «história interior» é a ciência profunda, a doutrina secreta, a ação oculta dos grandes iniciados, profetas ou reformadores que criaram, apoiaram e divulgaram estas mesmas religiões.
Esta obra abrange longos séculos da existência humana e reflete a nossa grande busca - a maior de todas - do espírito. Aborda a vida e as ações de seres humanos extraordinários, como Rama, Krishna, Hermes, Moisés, Orfeu, Pitágoras, Platão e Jesus.
Os sábios e os profetas das mais diversas épocas chegaram a conclusões de fundo idênticas, embora diferentes na forma, sobre as verdades originais e finais - e isto sempre pela via da iniciação interior e da meditação. Estes sábios e estes profe¬tas foram os maiores benfeitores da Humanidade, os salvadores cuja força redentora arrancou os homens do abismo da natureza inferior.
Nas páginas deste livro testemunha-se uma aventura espiritual de profundidade e intensidade geralmente desconhecidas e raramente experimentadas pelo ser humano comum.
Nota do autor
«O tempo da regeneração intelectual e da transformação social chegará, disso estamos certos. Já vários presságios o anunciam. Quando a Ciência souber e a Religião puder, o Homem agirá com nova energia. A Arte da vida, e todas as artes, só poderá renascer pela sua harmonia.»
«Nunca a alma humana teve um sentimento mais profundo da insuficiência, da desgraça, da irrealidade do que no momento atual; nunca aspirou tão ardentemente ao além invisível, sem conseguir acreditar nele.»
Édouard Schuré