Baseado em factos reais, com relatos arrepiantes num estilo ritmado, coloquial e cru, Máfias da Noite é o primeiro livro em Portugal a falar de eventos que o pacato cidadão que vive de dia e vai ao fim-de-semana à discoteca não pode sequer imaginar terem lugar todas as noites; a desvendar que, por detrás da segurança às portas das discotecas há uma teia de interesses que abarca tráfico de droga e de pessoas, prostituição, chantagem e extorsão, assassinatos, agressões a mando, cobranças difíceis, vinganças entre grupos, mortais negócios de segurança.
Este é um romance-verdade, onde vários factos e diálogos são ficcionados, nomes e locais são alterados, para nos dar um fundo de verdade assustadora. A verdade que se destaca de cada página desta narrativa nasce daquilo que acontece na noite em Portugal e salta com frequência para as manchetes dos jornais em forma de mortes, tiroteios, gangues, atentados. Mas fala-nos também do que não faz notícia: a vida íntima e familiar, quotidiana e real, dos seguranças, o modo como chegam à profissão, a formação que lhes é exigida, as relações com a polícia.
A voz segura, solitária, desencantada e nocturna de Marcelo Dias vai acompanhá-lo, e fazê-lo arrepiar por muito tempo quando entrar com ele nos bastidores da noite.