Um livro atual e inspirador: a recolha definitiva dos melhores artigos escritos por Anna Politkovskaya.
«O que importa é a informação, não o que se pensa sobre ela.»
Foi este o lema que norteou o corajoso e clarividente trabalho jornalístico de Anna Politkovskaya na Novaya Gazeta, numa era em que, segundo a própria, a liberdade de expressão na Rússia se encontra em fase terminal e o medo na sociedade esteriliza qualquer forma de idealismo. Descrevendo a vida tal como a via, relatando factos e testemunhos denunciadores de uma desumanidade sistémica, Politkovskaya ajudou a compreender a paisagem da Rússia pós-soviética, a corrupção na Pirâmide do Poder de Putin e a guerra na Chechénia.
Admirada por notáveis do mundo da cultura e da política e agraciada com inúmeros prémios internacionais, foi, contudo, considerada uma pária pelo Kremlin e perseguida por aqueles que a viam como perigosa opositora, até ao seu assassínio em 2006. Publicado postumamente, Nada Mais do Que a Verdade é a recolha fundamental e definitiva num único volume dos melhores artigos de Anna Politkovskaya, incluindo textos inéditos recuperados do seu computador pessoal.
Os elogios da crítica:
«[É] a principal antologia da obra de Politkovskaya. […] Não custa perceber porque ela era tão temida. Escreve sempre de uma forma direta, poderosa, com boa e sóbria literatura e aquela extraordinária coragem que continuamos a encontrar nos russos que ousam desafiar o regime.»
Luís M. Faria, Expresso [5 estrelas]
«Uma compilação cujos estilo e efeito são reminiscentes de O Arquipélago Gulag, de Aleksandr Soljenítsin.»
The Independent
«Anna Politkovskaya recusou-se a mentir; o seu assassínio foi um ataque perpetrado contra a literatura mundial.»
Nadine Gordimer
«Uma jornalista heroica.»
The Guardian
«Continuaremos a lê-la e a aprender com ela durante muitos anos.»
Salman Rushdie
«A sua morte constitui um grave crime contra o país, contra todos nós.»
Mikhail Gorbachev