A biografia definitiva de Calouste Sarkis Gulbenkian uma das figuras mais enigmáticas da História do século XX, por ocasião dos 150 anos do seu nascimento.
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Plano Nacional de Leitura
Biografia - Maiores de 18 anos
Calouste Sarkis Gulbenkian morreu em Lisboa em 1955, aos 86 anos. Era, então, o homem mais rico do mundo.
Conhecido como «o senhor cinco porcento» pela sua participação na primeira companhia petrolífera a extrair petróleo no Iraque, a sua vida privada é tão elusiva e bizantina quanto a sua forma de negociar. As mulheres de que se fazia acompanhar, os negócios com Estaline, a forma como usava a sua mulher, a encantadora Nevarte, para aprofundar relacionamentos e alianças, a sua paixão por arte.
Em Portugal e no mundo, o seu nome estará sempre associado ao mecenato e à maior e mais importante colecção privada de arte do país, exposta na Fundação Gulbenkian. Mas a fortuna que acumulou ao longo da sua vida tinha origem nos negócios do petróleo e acordos de alto nível que mediou entre governos e barões da indústria.
Jonathan Conlin enfrenta, neste livro, o caráter quase mítico de Calouste Gulbenkian, escrutinando a vida e os negócios de um dos homens mais influentes do seu tempo. Escrita com total acesso aos arquivos da Fundação Gulbenkian, esta é a biografia de um homem complexo no aniversário dos 150 anos do seu nascimento.
Os elogios da crítica:
«Calouste Gulbenkian acumulou tantos milhões que podia ter-se tornado, sozinho, uma potência internacional. Jonanthan Conlin, o astuto e obstinado biógrafo deste supermecenas arménio, nunca se deixa iludir pelos subterfúgios e artifícios do negócio do petróleo.»
Richard Davenport-Hines