O Livro de Cesário Verde e Outros Poemas

Autor:
Verde, Cesário
Editorial:
Penguin Random House Grupo Editorial Portugal
ISBN
9789897844164
Idioma
Portugués
Publicado
2021
Formato
application/epub+zip
Marca de agua digital
5,99€

Um poeta revolucionário da poesia em língua portuguesa. Nos Penguin Clássicos, o Livro de Cesário Verde, aquele a quem Fernando Pessoa chamou «mestre».

Com prefácio de Paula Morão.

Plano Nacional de Leitura
Literatura - Poesia - Dos 15 aos 18 anos - Maiores de 18 anos

«Se eu não morresse, nunca! E eternamente
Buscasse e conseguisse a perfeição das cousas!»

É de 1887 a publicação de um dos mais belos e importantes livros de poesia em língua portuguesa. No ano anterior, 1886, morria, aos 31 anos, o seu autor, vítima de tuberculose e da maior incompreensão e desdém dos seus pares.

Cesário Verde, o homem que viu poesia na sujidade das ruas, no corpo doente da engomadeira, na azáfama dos trabalhadores, revolucionou o cânone e impôs uma nova forma de olhar o real, de o descrever e sentir. Entre a cidade e o campo, o caos e a liberdade, o idílio e a realidade, emerge em Cesário uma nova sensibilidade, transgressora, que privilegia os sentidos e as impressões do quotidiano em detrimento de um sentimentalismo exacerbado que sentia já distante, imposição de uma consciência social preconizadora de um final de século turbulento.

Chegaria tarde demais para Cesário o reconhecimento do seu génio e do seu papel determinante na história da poesia portuguesa. Mas não seria tarde demais para quem, graças ao trabalho e dedicação do seu amigo Sousa Pinto, pôde ler os inigualáveis poemas de um dos maiores poetas de língua portuguesa e compreender o alcance da modernidade e inventividade dos versos daquele a quem Fernando Pessoa chamaria «mestre».