Escrito depois de Gente Independente, eis uma das obras mais marcantes de Halldór Laxness.
Prémio Nobel de Literatura
A infância do jovem Álfgrímur, abandonado pela mãe na quinta de Brekkukot, nos arredores da futura capital Reykjavík, decorre de forma idílica entre os avós adoptivos a aprender latim, a ouvir recitar os rímur e a escutar maravilhado as histórias das extravagantes personagens que pernoitam na quinta, conhecido porto de abrigo para todos os viajantes necessitados de ajuda. Álfgrímur crescerá com a intenção de se tornar pescador, tal como o seu avô. Porém, os seus sonhos de futuro serão profundamente alterados pelo regresso a casa de Garðar Hólm, famoso cantor lírico, orgulho da Islândia, ao qual a sua vida ficará para sempre ligada. Será Garðar a fazer com que Álfgrímur se apaixone pela música, incitando-o a alcançar com o canto da sua voz a «Nota Pura».
Os Peixes Também Sabem Cantar é um romance mágico e comovente sobre a passagem da infância para a vida adulta numa Islândia em pleno século XIX, que vai deixando para trás a sua misteriosa e ancestral sociedade e, timidamente, enfrenta o progresso e o desencanto da modernidade.
Os elogios da crítica:
«Laxness é um mestre da imaginação (...). Pelo seu vigor e originalidade, ele constitui-se como a oitava maravilha do mundo literário.»
Die Welt
«Este estranho e maravilhoso romance é Laxness no seu melhor (...) uma voz inesquecível.»
Nicholas Shakespeare