Uma história misteriosa e intensa, que nos leva numa viagem pelos traumas e lutas dos sobreviventes do Holocausto.
Nomeado para o Prémio Edgar
A autora do multipremiado A Rapariga do Casaco Azul brinda-nos com uma história misteriosa e intensa, que nos leva numa viagem pelos traumas e lutas dos sobreviventes do Holocausto.
Aos 15 anos, Zofia Lederman viu a família seguir pela fila da esquerda no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, em direção às câmaras de gás. Só ela e o irmão mais novo, Abek, sobreviveram, ao serem encaminhados para a fila da direita.
Três anos depois, o fim da guerra é declarado e Zofia está determinada a seguir a única pista que a pode levar até ao irmão. Vagueando pelos destroços de uma Europa arrasada, ela atravessa a fronteira da Polónia até um campo de refugiados em Munique, onde conhece outros sobreviventes que lhe mostram como construir um novo futuro.
Contudo, Zofia não quer esquecer o passado. Ela precisa de reencontrar o irmão e cumprir a promessa que lhe fez quando foram separados: De Abek a Zofia. De A a Z. Quando te encontrar novamente, preenchemos o nosso abecedário. Prometo que vou encontrar-te.
Mas quanto mais Zofia procura, mais dura se torna a jornada. E a pouca esperança que lhe resta está prestes a desvanecer...
Os elogios da crítica:
«A combinação perfeita entre história, romance e mistério. Um livro que é um hino à esperança e aos recomeços.» — BookPage