Outrora e Outros Tempos

Autor
Tokarczuk, Olga
Editorial
Penguin Random House Grupo Editorial Portugal PRH Grupo Editorial Portugal
ISBN
9789895648771
Idioma
Portugués
Publicado
2021
Formato
application/epub+zip
Marca de agua digital
11,99€

PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA

Primeiro grande sucesso de Olga Tokarczuk, Outrora e Outros Tempos é um romance histórico, filosófico e mitológico que desde logo se tornou um clássico da literatura europeia.

Outrora é uma aldeia polaca situada no centro do mundo e protegida por quatro arcanjos. Esta mítica aldeia, onde a relva sangra, a roupa tem memória e os animais falam por imagens, é povoada por personagens excêntricas e inesquecíveis – humanas, animais, vegetais, minerais – cujas existências obedecem aos ciclos das estações e à inexorável passagem do seu Tempo, mas também aos acontecimentos externos.

Durante três gerações, este microcosmo instável e arrebatador assiste ao eclodir de uma Grande Guerra, à Crise, a uma nova Grande Guerra, à Ocupação Nazi, à invasão russa, e ao choque entre a modernidade e a natureza, espelhando a dramática história da Polónia do século xx.

Primeiro grande sucesso de Olga Tokarczuk, vencedor do prestigiado Prémio da Fundação Koscielski, Outrora e Outros Tempos é um romance histórico, filosófico, mitológico e, no dizer da crítica, um clássico da literatura europeia contemporânea. A autora sempre quis escrever um livro como este: «A história de um mundo que, como todas as coisas vivas, nasce, cresce e depois morre… Cozinhas, quartos, memórias de infância, sonhos e insónia, reminiscências e amnésia fazem parte dos seus espaços existenciais e acústicos, compondo as diferentes vozes da sua história.»

Tradução do polaco por Teresa Fernandes Swiatkiewicz

Os elogios da crítica:

«O livro cresce do banal para o extraordinário, focando até que ponto o banal é extraordinário e o simples primordial.»
Luciana Leiderfarb, Expresso [4 estrelas]

«Uma visãosingular [...] acerca da natureza, do humano, dos animais, da alimentação, do equilíbrio perturbado.»
José Riço Direitinho, Público [4 estrelas]