Que segredos obscuros se escondem por detrás
do silêncio das mulheres que sobrevivem à guerra?
Inge, a reservada avó da autora, Svenja O’Donnell, nunca falou sobre o seu passado. Tudo o que a família sabia é que ela crescera numa cidade que já não existe — Königsberg, na Prússia Oriental, hoje um lugar praticamente desconhecido —, de onde fugiu com a família perto do fim da Segunda Guerra Mundial, para nunca mais voltar.
Mas tudo muda quando Svenja decide visitar essa localidade, agora conhecida como Kaliningrado, e telefona à avó. Nesse momento, algo faz quebrar a reserva de Inge,
que começa finalmente a falar. Svenja reconstrói então a notável vida da avó,
desde a ascensão nazi até aos brutais anos do pós-guerra, revelando uma história de amor, traição, terror, fuga,fome e violência. E, finalmente, descobre um terrível segredo com mais de 60 anos.
Segredos de Guerra ouve as vozes que muitas vezes faltam na nossa narrativa histórica — as de mulheres que enfrentaram terríveis desafios na guerra e que se remeteram ao silêncio. É um livro que nos faz igualmente refletir sobre a identidade alemã e o trauma herdado após a Segunda Guerra Mundial.
«O ponto de vista que diferencia este livro é a visão abrangente do sofrimento alemão. A vida de Inge ilustra o facto de as mulheres arcarem em silêncio com o fardo da tristeza gerada por eventos que fogem ao seu controlo.»
The Telegraph
«Um relato excecional que transforma uma tragédia privada numa história universal
de guerra e sobrevivência.»
Publishers Weekly
«Por vezes tocante e surpreendente, a narrativa de Svenja O’Donnell oferece uma visão honesta de como a força, a fraqueza e a resiliência podem moldar quem somos e quem nos tornamos. Um acrescento bem-vindo às memórias da Segunda Guerra Mundial.»
Library Journal
«Um testemunho emocionante e esclarecedor, que merece ser amplamente conhecido, que descreve em pormenor as privações que os cidadãos alemães enfrentaram durante a guerra e uma parte sombria da história dinamarquesa.»
Booklist
«Uma narrativa vívida, alicerçada numa meticulosa pesquisa, que oferece um relato incisivo e multifacetado de traumas familiares, dos perigos do nacionalismo e do antissemitismo, e da situação dos refugiados.»
Publishers Weekly
«Um livro de memórias de guerra que não apenas traça o caminho de sobrevivência de uma
família, como analisa corajosamente os horrores herdados de um conflito que marcou uma nação. Svenja escreve com uma clareza impressionante e uma profunda empatia pelas mulheres que normalmente são esquecidas da História: aquelas cujas vidas são destruídas pelo trauma da guerra e silenciadas pela paz que se lhe segue.»
Irish Times
«Livros sobre a Segunda Guerra Mundial — e há tantos — tendem a concentrar-se em grandes nomes. Menos comuns são os livros sobre o cidadão comum cuja vida foi devastada pela guerra — e ainda menos comuns são os livros sobre o cidadão alemão comum. Através de uma reportagem meticulosa e uma narrativa sensível e convincente, esta torna-se a história emocionante de uma qualquer pessoa que viva numa zona de guerra. Uma história fascinante e importante que se concentra tão firmemente e
com tanto pormenor — físico, temporal e emocional — em Inge e na sua família que se torna universal.»
Star-Tribune