A AUTOBIOGRAFIA DE UM DOS MÚSICOS MAIS CONHECIDOS DO MUNDO.
Franca, irreverente, intimista e profunda, a voz de Bono não se esgota na banda que lidera. Nas suas memórias, o ativista, artista e vocalista dos U2 leva o leitor numa viagem pelo improvável percurso de uma vida dedicada à música e à luta contra a pobreza.
Plano Nacional de Leitura
Biografia - Maiores de 18 anos
Surrender compõe as memórias literárias de Bono escritas ao longo de quase 7 anos. Com uma voz única, Bono leva-nos numa viagem pela sua juventude em Dublin, pela perda súbita da sua mãe aos 14 anos e pelo momento em que conhece a futura mulher, pouco depois, passando pelo improvável percurso dos U2 até se tornarem uma das bandas de rock mais influentes do mundo, sem esquecer os mais de 20 anos de ativismo dedicados, a luta contra a SIDA e a pobreza extrema. Num exercício de franca autoanálise e com uma dose saudável de humor, Bono refletesobre a sua vida até aos dias de hoje, e sobre a família, os amigos e a fé em que se apoiou e que o desfiaram e moldaram.
Um livro notável, escrito por um artista combativo, que descobre o melhor de si mesmo quando aprende a render-se. Episódico e irreverente, introspetivo e esclarecedor Surrender é a história da vida de Bono, organizada — mas pouco — à volta de quarenta canções dos U2.
Filho de pai católico e mãe protestante, Bono cresceu no lado norte de Dublin, numa altura em que a violência sectária recrudescia na Irlanda. A perda precoce da mãe, aos catorze anos, constituiu a ausência que haveria de determinar a forma como buscou uma outra família. Nos primeiros tempos, sentiu-se mediano, mas a sua vida acabaria por mostrar que nenhum de nós é mediano. A sua criatividade é caótica, mas constante... em estúdio, em palco, numa manifestação, nos corredores do Congresso dos Estados Unidos, ou na esquina de um bar. Tomamos conhecimento da sua dificuldade em lidar com a raiva, que tempera o que escreve sobre o amor e a não-violência, ao mesmo tempo que assume ter um ego «muito maior do que a autoestima».
O subtítulo de SURRENDER, «40 canções, Uma história» é um piscar de olho aos 40 capítulos que compõem o livro, cada um evocando uma música dos U2.
Bono criou ainda 40 desenhos originais para este livro e um vídeo, narrado por si, baseado nas suas ilustrações e pulgado hoje nas plataformas digitais dos U2 a partir do excerto de um dos capítulos do livro, «Out of control», no qual Bono narra o episódio da composição do primeiro single dos U2 a 10 de maio de 1978.
"Uma memória poderosa e franca. Com uma honestidade admirável, Bono descreve o que constitui uma grande canção; a relação que tem com a mulher, Ali, e os com os quatro filhos; como a banda quase se separou durante a gravação de Achtung Baby nos anos de 1990; porque nunca tira os óculos; e o conflito em que participou entre unionistas e nacionalistas na irlanda do Norte. Consciente e intensamente autorreflexivo, este livro é leitura obrigatória."
Publishers Weekly