Bunyan, John
Nasce em 1628 em Elstow, perto de Bedford, Inglaterra. A família, humilde e com poucos recursos, é, ainda assim, capaz de lhe dar, e aos irmãos, instrução escolar. Na juventude, ajuda o pai no seu ofício: consertar todo o tipo de utensílios domésticos. Mais tarde, é chamado a cumprir o serviço militar.
Depois de deixar o exército, casa-se e tem quatro filhos. É nessa altura que inicia uma intensa busca que o levará a ler e a contactar com as principais referências espirituais da época. Decide juntar-se a uma congregação e começa a predicar as ideias cristãs, motivo pelo qual é preso em duas ocasiões, acusado de partilhar publicamente as suas convicções religiosas, prática então proibida.
Neste período, dedica-se à escrita, e é na prisão que escreve O Caminho do Peregrino, a sua principal obra. A primeira edição é profundamente acarinhada e rapidamente atinge uma enorme notoriedade. Seis anos mais tarde, publica a continuação da viagem, a que chamámos, na tradução portuguesa, A Sabedoria do Peregrino.
A sua dedicação, diligência e zelo merecem- -lhe o respeito e a consideração dos pares, sendo por diversas vezes convidado a mudar-se para Londres, pedidos a que sempre se escusa, mantendo-se na Elstow natal e perto dos conterrâneos.