Rummel, Rudolph
Rudolph J. Rummel (1932-2014) formou-se na Universidade do Havai e, posteriormente, doutorou-se em Ciência Política pela Northwestern University. Ensinou na Universidade de Indiana, Yale, e foi Professor Emérito de Ciência Política na Universidade do Havai.
Nomeado para o Prémio Nobel da Paz, recebeu o Prémio Susan Strange da International Studies Association, o Prémio Lifetime Achievement da Secção de Processos de Conflito da Associação Americana de Ciência Política, entre outros.
Rummel cunhou o termo democídio para assassinato pelo governo. As suas pesquisas levaram-no a afirmar que morreram seis vezes mais pessoas por democídio durante o século xx do que na soma de todas as guerras daquele século.
Escreveu cerca de duas dúzias de livros e mais de 100 artigos académicos, centrando a sua investigação nas causas e condições da violência coletiva e da guerra, com vista a ajudar à sua resolução ou eliminação. A sua conclusão é que eliminar a guerra, conter a violência, alimentar a paz universal e a justiça, é fomentar a liberdade e a vida.